ENEM 2020: Inscrições, Edital, Datas, Provas e Resultado

Para facilitar cada vez mais as formas de conseguir uma vaga em uma universidade pública, o Ministério da Educação vem fazendo várias alterações no ENEM 2020. As mudanças que estão seno realizadas no ENEM 2020 são graças as novas regras do ensino médio, portanto, muito do que se via até agora no ENEM poderá ser reconfigurado.

ENEM 2020

ENEM 2020

Continue lendo este artigo e saiba mais informações sobre o ENEM!

Alterações nas provas ENEM 2020

Sendo responsável pelo ingresso de estudantes no ensino superior, o ENEM 2020 virá a partir deste ano de cara nova. Com as novas regras voltadas para o ensino médio, muitas diretrizes do ENEM foram alteradas.

As principais mudanças que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sofrerá, serão na forma como a prova será formulada para os estudantes.

✓ Veja mai informações sobre cursos que aceitam a nota do ENEM:

Ou seja, cada prova será voltada para as áreas escolhidas pelos candidatos na hora da inscrição. Dessa forma, o ENEM 2020 funcionará de forma bastante aproximada com o novo modelo do ensino médio.


Datas ENEM 2020

Um erro bastante comum nos interessados de realizarem o ENEM, é que muitos acabam deixando de ver o calendário ENEM 2020. Por meio desse calendário é possível ver todas as datas que fazem parte do processo seletivo.

Confira logo a seguir todas as datas que englobam o processo de seleção do ENEM:

  • Liberação do edital – divulgação: Março
  • Isenção de taxa: Abril
  • Inscrição e pagamento do boleto de inscrição: Maio
  • Divulgação dos locais da prova: Outubro
  • Dia da prova: Novembro   
  • Liberação do gabarito: Novembro
  • Resultados oficiais no site: Janeiro de 2021

ENEM 2020

Aqueles que acompanharem o cronograma corretamente tem mais chances de conseguir a aprovação. Afinal, quem deixar de seguir nem que seja um dos pontos acima citados, será exilado do processo do ENEM do ano vigente.

Tendo que prestar uma justificativa apenas no ano seguinte para poder realizar a prova novamente.


Edital Exame Nacional do Ensino Médio 2020

Um dos documentos mais importantes para qualquer um que vá fazer este exame, é o edital ENEM 2020. Nele o estudante poderá ver toas as informações referentes a realização da prova.

Dessa forma, é muito importante que todos possam ter acesso a este arquivo e assim analisar todos os procedimentos.

✓ Quem buscou por ENEM, também viu:

Neste documento estão informações como datas de todos os procedimentos, valor da taxa de inscrição, como a prova será realizada e entre outras informações fundamentais.

Caso você deseje ter acesso ao edital de 2020, basta entrar no site oficial do ENEM INEP clicando aqui.


Inscrições ENEM 2020

Como visto no tópico das datas, o ENEM 2020 possui um período do qual e somente nele, as inscrições serão abertas. Após isso, o interessado deverá realizar a sua inscrição ENEM no site oficial do INEP.

Para fazer o seu cadastro siga as instruções detalhadas abaixo:

  • Entre no site oficial do ENEM INEP através de uma pesquisa no Google, ou clique neste link para ser redirecionado;
  • Após isso, clique no botão “Página do Participante”;

  • Você será redirecionado para uma nova página da qual deverá responder as perguntas para realizar sua inscrição;

  • Por fim, será pedido que faça login no sistema com sua conta e senha. Porém, caso não tenha uma conta, basta criar uma e após isso entrar no sistema.

Apenas seguindo esses passos você poderá se inscrever para realizar a prova do ENEM 2020. E assim, concorrer a uma vaga posteriormente no SISU 2020 em alguma universidade pública do país ou até mesmo em cursos técnicos como os cursos gratuitos SENAI 2020.


Resultado oficial

A parte mais esperada pelos estudantes após realizarem o ENEM 2020 é sem dúvidas o resultado de seus esforços. Porém este resultado somente saíra no mês de janeiro do ano seguinte.

Isso ocorre graças ao grande número de provas e a redação ENEM 2020 que deverão ser corrigidas. As notas completas sempre saem nas primeiras semanas de janeiro para dar tempo de os estudantes fazerem suas inscrições no SISU 2020.

É possível conferir o resultado ENEM completo indo novamente no site do ENEM INEP como demonstrado no tópico de inscrição.  

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

ENEM 2020: Inscrições, Edital, Datas, Provas e Resultado

ATENÇÃO: Não há mais vagas grauitas no Senai através do PRONATEC. O programa foi descontinuado pelo Governo Federal.

Consulte vagas, cursos e possíveis valores com a unidade da sua cidade.


 

Adicionar Comentário